segunda-feira, 10 de março de 2014

A todos e A todas



Olá, meus queridos!
Minha postagem de hoje é, na verdade, algo que me consome toda vez que eu ouço ou leio:
"Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite A TODOS e A TODAS!"
Ora, a expressão no feminino (A TODAS) não está  totalmente errada, porém se faz desnecessária, uma vez que  A TODOS engloba a pluralidade de pessoas (homens e mulheres, portanto).

Calma! Eu explico: O masculino plural, em português, refere-se a todos os gêneros, não havendo a necessidade de repetir, por exemplo, "os alunos e as alunas", "os participantes e as participantes". 
Um discurso assim fica cansativo demais, chato, insuportável! 
É algo como o uso de pleonasmos: "Subi pra cima," "desci pra baixo", "hemorragia de sangue", "HOMEM SINCERO" (risos). Essas coisas!

ESCLARECENDO: Bom dia A TODOS é o suficiente, mas se quiser parecer mais chique e gentil, inicie seu discurso com um Bom dia (Boa tarde ou Boa noite) seguido de um belo sorriso. Afinal ser elegante é não maltratar a Língua Portuguesa! 

Forte abraço!
\0/
Profe. Cíntia Maciel
*Por favor, salvem a professorinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio!
Obrigada por deixar seu comentário!
Valeu ;)
Volte sempre !