quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estimada Língua Portuguesa!

Estimada Língua Portuguesa,

Quão maravilhoso torna-se o ofício de escrever nas sendas que tu nos propõe.  Amiúde, fazes de nós poesia e assiste ao que fazemos e o que somos. Constituis memórias somando a claridade e a escuridão, o dia e a noite, a vida e a morte. Mostras o caminho e a trajetória. Conserva. História.   

Nossos olhos testemunham e as benditas mãos relatam no caderno o tanto que passa, o muito que fica, o visível invisível, o mar, o silêncio, as manhãs de literatura. Permite-nos, Língua Portuguesa, conjugar variados verbos durante a vida. Verbos, muitas vezes, difíceis, mas necessários. 
Constróis dicionários fazendo que percorramos as páginas e descubramos o significado de tanta vida nas nossas histórias, sugerindo-nos apreço especial pelo gerúndio, linda forma nominal que indica ação contínua, não acabada, perene. 

Muitos dizem que tu, amada Língua, és severa nas regras. Não perceberam, no entanto, que é necessário sentir antes de tentar entender. Entender, além de ser um processo custoso, pode ser perigoso. O primeiro passo é sentir, amar de maneira intensa. Sentir, amar, entender para então, viver teus ensinamentos e descobrir em ti, Língua Portuguesa, serena companhia. 

Aprendi, com a Língua Portuguesa, o gerúndio da vida: continuo lendo o que encanta meus olhos, escrevendo o que marca as sendas da minha vida, desvendando as senhas de quem sou. 

Agradeço tua existência, vernácula Língua. Defender-te-ei, venerar-te-ei até o último momento de nossas conversas. Obrigado por ajudar-me a compreender a tão árdua, mas, de igual forma, tão bela linguagem da vida.

Fraternalmente,
Seu amigo.
[José Eduardo - 2012]
Fonte: Caminhos, palavra e vida

 Significado de Senda: s.f. Caminho estreito; atalho, vereda./Fig. Rotina, praxe, hábito.
 
Forte abraço!
\0/
Profe. Cíntia Maciel
*Por favor, salvem a professorinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio!
Obrigada por deixar seu comentário!
Valeu ;)
Volte sempre !